As mídias sociais são a grande febre quando o assunto é comunicação, relacionamento, comportamento, tecnologia e Internet. Toda a imprensa tradicional – a nomenclatura aceita por esta é imprensa clássica -, é obrigada a cobrir e ficar atenta ao buzz do momento na rede ou mesmo a quanto andam os números, o ranking, as redes campeãs de audiência no Brasil.
Os números apresentados enchem os olhos. Mas antes de mostrar a lista das mídias sociais com maiores usuários do Brasil – uma pesquisa realizada pelo Ibope Net Ratings -, é necessário mostrar o outro lado da moeda.
Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Barracuda Networks indicou 30% das contas do Twitter não são atualizadas nunca e 1,67% delas foram suspensas por uso indevido no primeiro semestre de 2010. A companhia analisou 25 milhões de contas do microblog.
Apesar do alto número de contas inativas, não só no Twitter – este que não tem crescido mais como antes, não podemos negar a força que as mídias sociais têm. Portanto, um alerta: A pior forma de se adaptar a elas é ignorá-las.
Ponderação feita, eis abaixo o ranking das mídias sociais com maior número de usuários no Brasil apresentado pelo Ibope Net Ratings:
1.Orkut – 26 milhões
2.Youtube – 20 milhões
3.Twitter – 9.8 milhões
4.Facebook – 9.6 milhões
5.Yahoo Respostas – 5.5 milhões
6.Flickr – 3.5 milhões
7.Ning – 3 milhões
8.Sonico – 2 milhões
9.Myspace – 1,5 milhão
10.LinkedIn – 1,5 milhão
2.Youtube – 20 milhões
3.Twitter – 9.8 milhões
4.Facebook – 9.6 milhões
5.Yahoo Respostas – 5.5 milhões
6.Flickr – 3.5 milhões
7.Ning – 3 milhões
8.Sonico – 2 milhões
9.Myspace – 1,5 milhão
10.LinkedIn – 1,5 milhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário