Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Breve janela de oportunidade que o consumidor está disposto a nos dar


O estudo da Draftfcb diz que o consumidor está disposto a dedicar apenas 6,5 segundos a um anúncio. Como é possível tornar uma mensagem atraente em tão pouco tempo?

Para capturar a atenção do consumidor nos 6,5 segundos que ele nos dá, nossos analistas precisam juntar dados e separar as tendências e fatos que importam daqueles que não importam. Nossas equipes de planejamento, em seguida, precisam ter um foco afiado para descobrir o que pode captar a atenção dos consumidores. As marcas e as agências precisam tornar sua mensagem simples o suficiente para tirar proveito dessa breve janela de oportunidade que os consumidores estão dispostos a nos dar. Essa nova abordagem para o desenvolvimento dos chamados briefings criativos nos ajuda a desenvolver anúncios que atravessam o tsunami de mensagens de marketing de um jeito simples e categórico. Isso significa reduzir a mensagem de marketing à sua essência. 

Sua pesquisa mostra que a receptividade a um anúncio difere de acordo com a faixa etária. Como ela varia?


Os consumidores jovens, entre 18 e 24 anos, e os mais velhos, com mais de 45, são receptivos na mesma intensidade aos anúncios, embora os mais jovens tomem decisões mais rapidamente sobre o que lhes interessa. Isso se dá provavelmente porque eles cresceram em um ambiente multi-tarefas - veem TV, navegam na internet, mandam mensagens aos amigos, tudo de uma vez. Por outro lado, consumidores que se enquadram na faixa etária de 24 a 45 anos são muito ocupados e passam por mudanças importantes na vida - estão focados na carreira e começando a formar suas famílias. Eles não têm muito tempo e atenção para dedicar à publicidade.

A escolaridade de um consumidor também muda a forma como ele se conecta à publicidade?

Sim. Nossa pesquisa também mostrou que os consumidores mais educados são mais propensos a identificar rapidamente se um anúncio é importante para eles. Isso sugere uma correlação entre educação e nível de sofisticação. Também sugere que os consumidores com mais educação exigem mais da mensagem publicitária. 


Hoje a Giovanni+Draftfcb é um dos mais importantes braços regionais da Draftfcb. Como o sr. vê esse momento da publicidade no Brasil?

É importante que aproveitemos o momento de crescimento da economia brasileira. Nós temos planos agressivos para o mercado, miramos o dobro do crescimento dos nossos negócios nos próximos três anos, tanto organicamente como por meio de aquisições, principalmente na área digital. Devido à importância estratégica do Brasil para nossa rede global, decidimos transferir nossa sede regional da América Latina para São Paulo no início do ano e nomeamos Aurélio Lopes nosso presidente regional. A Giovanni +Draftfcb foi sempre criativa e continuará a estabelecer um alto padrão criativo para nossa rede, fornecendo excelentes resultados para nossos clientes. Agora que também funciona como nossa sede regional, nossa equipe brasileira tem sido desafiada a incutir o mesmo nível de excelência em toda a região. / A. F. 

O Estado de S. Paulo,
 Negócios, 4/10/2010
Link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101004/not_imp619820,0.php
 
Fonte 2: http://www.alana.org.br

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