Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
“consigo usar esse aparelho até de olhos fechados”
Os deficientes visuais estão sendo inseridos no contexto da inclusão digital. Uma empresa, a Nokia, inaugurou um projeto que está desenvolvendo um esforço nesse sentido: um Smartphone tátil, que pretende dar uma sensação de toque diferente a cada ícone. Com isso, a expressão “consigo usar esse aparelho até de olhos fechados” será uma realidade facilmente alcançável.
Embora ainda não haja previsão sobre quando esta novidade estará disponível no mercado, a empresa já apresentou um protótipo. É uma espécie de touchscreen em estado avançado, onde se pode sentir a textura daquilo que está na tela. A tecnologia é baseada em um efeito chamado eletro-vibração, no qual os receptores táteis da pele podem ser “enganados” na percepção. Quando você deslizar a ponta do dedo através de uma “camada de isolamento”, instalada acima de uma superfície de metal, um sistema de tensão elétrica alternada entre os pontos de toque vai lhe fornecer a sensação de relevo. Quanto maior a freqüência dessa tensão alternada, mais sublime e preciso é o sentido de textura na tela.
O efeito em si, na realidade, não chega a ser uma descoberta inédita. Segundo o desenvolvedor do projeto, Piers Andrew, é conhecido desde os anos 50. Só agora, no entanto, está sendo posto em prática em um equipamento virtual do século XXI. O mecanismo funciona devido a uma atração eletrostática, causada pela variação entre a camada metálica, superficial, e mais profunda, que se assemelha às atuais de LCD (Liquid Crystal Display), também preenchida com um fluido líquido, mas diferencia-se pelo efeito.
Me sinto inteiramente à vontade para estabelecer conexões entre as pessoas. Ao saber que alguém sabe fazer alguma coisa e que uma outra pessoa pode ajudá-lo ou precisa daquele tipo de serviço, imediatamente estabeleço o contato com a maior facilidade. Para mim é fácil fazer amizades, mas darei preferência para pessoas calmas que atendam a um bom padrão técnico. Não temo a aproximação, a intimidade depois de fazer alguns contatos. Sou confiante e entusiasmado e passo isto para as pessoas. Gosto de ajudar e sou capaz de ir até o fim naquilo a que me propus.
I'm journalist, manager, professor, master and daddy.
Sono giornalista, professore, manager, babbo, papà e papito.
Os Principais Erros do Plano Tático
-
Por que os Planos Táticos falham? A resposta clássica costuma apontar que
os principais erros no Plano Tático acontecem no momento de sua
implementação. ...
Nota de Repúdio da Conib e Federadas
-
A CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL (CONIB) e suas FEDERADAS abaixo
assinadas, fiéis aos princípios pelos quais sempre lutaram, vem a público
emitir nota ...
Unspreadable Media
-
Unspreadable Media (Part One): The Geographies of Public Writing As
Geografias de escritura pública Henry Jenkins Ao 2016 Sociedade para … Mais
SmartCamp: as startups transformam o mundo
-
Uber, Netflix, Spotify, Airbnb, Snapchat, Paypal, EasyTaxi e Buscapé. Todas
essas marcas, que vivem em nosso cotidiano atualmente, um dia foram
startups. T...
Online, enfim....
-
Finalmente depois de 6 meses estou me permitindo ligar meu computador
empoeirado. Meu objetivo é ressucitar o blog para contar um pouco da minha
experiênci...
[A DAY IN THE LIFE] Ulisses Zamboni, Santa Clara
-
Qual seu nome completo? Ulisses Zamboni. Qual seu apelido? Uli. Qual seu
cargo oficial no trabalho? CEO & VP Planejamento. Como você contaria para
sua mãe ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário