Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

domingo, 8 de novembro de 2009

O fim do ensino? O início da aprendizagem!


A prova escolar realizada em sala de aula costuma ser o momento de maior rigor por parte dos professores contra a consulta de qualquer conteúdo extra.

Mas alunos de 14 colégios na Dinamarca estão vivendo uma realidade diferente, pois tiveram o acesso à internet liberado justamente no momento do exame. E a iniciativa se estenderá para todo o sistema escolar do país em 2011.

Com a medida, além da tradicional regra de não conversar durante a prova, os estudantes dinamarqueses ficam proibidos de enviar e-mails para dentro ou fora do colégio e de entrar em salas de bate-papo on-line. Respeitadas essas normas, a web pode ser explorada da melhor forma possível para encontrar as respostas corretas, até mesmo em mídias sociais como o Facebook.

“Nossos exames precisam refletir a vida cotidiana no colégio, e a vida escolar deve se refletir na sociedade. A internet é indispensável, inclusive nas provas”, argumentou Bertel Haarder, ministro da Educação da Dinamarca. Para ele, a medida pode ser seguida por outros países.

“Estou seguro de que, em poucos anos, a maioria dos países europeus nos imitarão”.
A Dinamarca é uma das nações mais avançadas tecnologicamente. Há cerca de uma década, toda a rede escolar começou a utilizar computadores para realizar provas. Mas com o recurso da internet, uma das preocupações é com relação à comunicação durante os exames.

De acordo com Sanne Shcmidt, que comanda o projeto na escola de Greve Landsby, se um aluno for pego colando pela web em alguma conversa digital, poderá ser expulso. “A premissa é a confiança nos alunos. Acredito que o índice de fraude é muito baixo, pois as consequências também são grandes”, salientou.

A estudante dinamarquesa Pernille Jensby, de 18 anos, confirmou a facilidade de fraude. “É possível colar, mas acho que temos tanto respeito e disciplina que não o faremos”, afirmou.

Fonte: http://www.nosdacomunicacao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário