Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Iniciativa 2.0 verdadeira vale apena divulgar!

A Fundação Telefônica e o Instituto Vivo estão lançando o curso “Aprendendo em rede sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”, via celular.

Trata-se de versão piloto, que começa a ser ministrada nesta semana para aproximadamente 150 conselheiros tutelares e outros profissionais envolvidos com a temática dos direitos da criança e do adolescente.

É a primeira vez que um curso à distância pelo telefone celular é realizado por organizações sociais corporativas no Brasil.

O curso faz parte do programa Vivo Educa, que discute a educação na sociedade em rede.

O objetivo é promover um formato diferente de aprendizado.

A coordenação editorial e tecnológica está a cargo da Editacuja, editora e desenvolvedora de conteúdos, que integra tecnologia em projetos voltados para a educação e a cultura.

O curso terá quatro módulos, com duração total de quatro semanas, e conta com inscritos de 23 estados brasileiros.

Os alunos poderão utilizar qualquer modelo de celular que tenha acesso à Internet, podendo ser pré ou pós-pago, mediante o fornecimento de senhas. O tráfego de dados não será cobrado.

Através da Vivo, o Instituto Vivo propiciará o acesso gratuito ao curso, enquanto a Fundação Telefônica fornecerá o conteúdo do Portal Pró-Menino voltado para os direitos da criança e do adolescente.

Os módulos abordarão os seguintes temas: o ECA; o atendimento à criança e ao adolescente nas questões cotidianas; as competências dos conselheiros e a formação das redes; e, no último módulo, será feita uma avaliação.

“Queremos testar a metodologia e a adesão ao curso”, antecipa Karinna Bidermann Forlenza, diretora do Instituto Vivo.

Conforme explica a diretora-executiva da Editacuja, Érica Casado, será utilizada uma plataforma conhecida e testada mundialmente para treinamento de funcionários e educação, a hot lava mobile, que permite a aplicação de recursos didáticos como testes, áudios e vídeos, sem falar no acesso a textos e aos links do Portal Pró-Menino, onde os alunos poderão aprofundar o conhecimento.

“A plataforma é democrática, pois alcança 93% dos aparelhos do mercado”, afirma Érica. Além disso, será possível ter relatórios das atividades realizadas pelos participantes em tempo real.

O curso tem como desafio falar de um assunto bastante complexo em uma tela de conteúdos sintéticos, como é o celular. A proposta é oferecer conteúdos gerais, de forma sensibilizadora e reflexiva, funcionando como um guia de referência.

“Acreditamos que o Portal Pró-Menino, que já está há cinco anos no ar, poderá ser um instrumento rico na formação mais complexa desses alunos”, afirma Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica.

Fonte: http://www.aberje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário