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domingo, 1 de novembro de 2009

erros + comuns da comunicação corporativa


Dentro das empresas, na correia do dia-a-dia, do trabalho e das falhas de comunicação as pessoas sempre acabam cometendo alguns enganos na hora de passar sua mensagem adiante.

Incidentes são muito comuns e as consequências da falta de planejamento nas comunicações internas das empresas vão longe. Pensando em ajudar os gestores a evitarem problemas desse tipo, Stever Robbins, presidente da consultoria VentureCoach.com, escreveu em um artigo recente os sete pecados mais comuns na comunicação corporativa.

Abaixo segue cada um dos 7 erros para que você, como profissional, possa evitar daqui para frente:

Anunciar mudanças sem preparação: Todos sabem que mudanças sempre geram boatos e resistências e antes de anunciá-las é importante pesquisar onde e por que isso pode acontecer. É preciso compartilhar sua visão do cenário advindo das mudanças com as pessoas que vão ser atingidas e ter em mente que a comunicação pessoal tem vantagens sobre a escrita. Ainda considere e sempre avalie o impacto emocional nos afetados.

Mentir: É preciso tomar muito cuidado com a maneira como os segredos serão mantidos. Assuntos confidenciais são naturais, mas vale atentar-se para isso. Por exemplo, em vez de mentir, treine-se para dizer “Não tenho liberdade para comentar isso” ou “Não posso responder isso completamente agora”. E mais: Ter consistência nas repostas é imprescindível.

Surpreenda-se com a realidade: Notícias desagradáveis respondem a leis diferentes conforme a direção de propagação, portanto não se surpreenda ao tomar conhecimento de notícias ruins mais tarde do que outras pessoas de dentro da empresa. Geralmente as notícias vindas de baixo são suavizadas e as que saem da cúpula são exageradas. É preciso evitar boatos usando linguagem simples e direta e nunca fazendo piadas ambíguas.

Subestimar a audiência: Muita gente prefere omitir discussões dos subalternos porque acham que eles não vão entender ou porque simplesmente acham que eles não têm nada a ver com isso. Eles podem não ser experts no que está sendo discutido, mas têm todo o direito de saber o que está acontecendo e a razão de algo que vai afetá-los. Além disso, faz parte do papel do gestor explicar as coisas e colocar as pessoas dentro do que está acontecendo, evitando futuros murmurinhos ou até mesmo conflitos.

Confundir processo com resultados: Muitas vezes é comum que haja erros de comunicação quando se trata de estabelecer metas, prêmios, recompensas e avaliações, criando expectativas erradas Trabalhar duro é um processo e resultado é o que se atinge. Gestores julgam resultados e não como se chegou lá. Prometer um prêmio pelo trabalho duro é um erro e por isso é importante deixar bem claro o que será ou não premiado.

Canais inapropriados de comunicação: É de extrema importância que se escolha o canal adequado para cada tipo de comunicação. Um exemplo? Telefonemas e reuniões pessoais são mais eficientes para lidar com questões que têm nuances e sutilezas.

Subestimar as omissões: Nunca é demais perguntar: “Que mensagens vocês estão recebendo de mim?”. Muitas vezes o que você não diz pode ser mais estridente que a sua própria mensagem e se você não elogia, as pessoas se julgam desapreciadas. Caso você não explica alguma coisa, elas podem achar que não são de confiança. Por isso é sempre importante ter em mente se realmente você está passando a mensagem que deseja.


Nada melhor que evitar esses equívocos. Falhas de comunicação acabam criando consequências ruins para o ambiente corporativo. Abala a moral dos colaboradores, desestimula a produtividade, gera fofocas pela empresa e pode tornar o ambiente de trabalho nada agradável.


Portanto, fique atento na forma como se dá a comunicação de sua empresa e não hesite em evitar problemas e falhas.


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