Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

HOMMER

Em novembro de 2005, o jornalista William Bonner, 46, apresentador do Jornal Nacional (Rede Globo), afirmou que o telespectador médio do principal telejornal do país lembra Homer Simpson, pai folgado e bonachão de "Os Simpsons", desenho animado exibido nos EUA desde 1989.

A comparação foi ouvida por nove professores universitários, no Rio, em visita aos estúdios da Globo. O telespectador do jornal é como Homer, segundo Bonner, porque teria dificuldade de "entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)", segundo relato do professor da USP (Universidade de São Paulo) Laurindo Lalo Leal Filho, que presenciou o encontro, em artigo na revista "Carta Capital" desta semana.

Na época, Bonner afirmou através de nota que usou o exemplo do personagem Homer, pois ele representa um pai de família, um trabalhador conservador, sem curso superior, que após uma jornada de trabalho, quer ter acesso às notícias mais relevantes do dia de forma clara e objetiva. Segundo o jornalista, em nenhum momento, ele pensou no personagem de maneira preconceituosa.

Vinte dias depois o uol criou um enquete . Veja o resultado abaixo.

William Bonner, apresentador do "Jornal Nacional", comparou o telespectador médio do principal telejornal do país com Homer Simpson, pai folgado e bonachão da família de "Os Simpsons". Para Bonner, esse telespectador tem dificuldade de entender reportagens sobre temas mais complexos. Você concorda com o apresentador?


49%
1.718 votos
Sim. A TV lida com públicos de diferentes idades e escolaridades. Um telejornal tem de ser didático e abordar assuntos de interesse geral. Ele não quis chamar o público de burro.



32%
1.117 votos
Não. Ele subestimou a inteligência do público, reproduzindo um preconceito elitista. Sua atitude reflete a arrogância atribuída ao poder de influência da Globo no país.



19%
650 votos
Em termos. É mesmo difícil entender temas específicos como economia. A TV deveria exibir programas educativos, em vez de explorar o popularesco. Bonner deveria fazer um mea-culpa.
Total: 3.485 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário