Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Merval Pereira e a Universidade de Columbia


Publicada originalmente no globo online em 29/07/2009

NOVA YORK - O colunista do GLOBO Merval Pereira ganhou na segunda-feira o prêmio de jornalismo Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia. Além de Merval Pereira, foram premiados Anthony DePalma, do "New York Times", e Christopher Hawley, do "USA Today" e do "The Arizona Republic". Foi concedida uma menção especial para a cubana Yoani Sanchez, responsável pelo blog Generación Y.

Em nota, Nicholas Lemann, decano da Faculdade de Jornalismo, justifica a premiação: "Os ganhadores do prêmio Cabot de 2009 exemplificam a melhor cobertura tradicional das Américas e o uso mais audacioso do jornalismo digital para superar barreiras que por tanto tempo impuseram-se sobre regiões do continente e onde a imprensa livre tem lutado para ser reconhecida."

Ainda segundo Lemann, Merval Pereira escreveu "análises documentadas e sagazes sobre as dificuldades políticas que o Brasil enfrenta e trouxe para sua coluna uma experiência de quatro décadas de jornalismo, tendo se destacado como jornalista investigativo, diretor de agência, editor e colunista, como enviado especial e comentarista de radio e de TV". Lehmann menciona também que Merval Pereira, como diretor de redação do GLOBO, "modernizou o influente diário brasileiro".

Merval Pereira, junto com DePalma e Hawley, vai receber uma medalha e mais US$ 5 mil. Os veículos para os quais trabalham vão ser homenageados com uma placa comemorativa de bronze. A entrega dos prêmios será dia 16 de outubro, pelo presidente da Universidade de Columbia, Lee Bolinger.

DePalma chefiou os escritórios do "New York Times" no México e no Canadá. Hawley trabalhou por mais de uma década como correspondente no México do "USA Today" e como colaborador do "Arizona Republic". Já Yoani Sanchez, de 34 anos, destacou-se por criar o blog "Generación Y" onde, segundo o comunicado, "expõe a vida diária dos cubanos por meio de observações pessoais e comentários argutos". Criado em 1938, o premio Moors Cabot é um dos mais antigos do jornalismo internacional e já premiou 260 jornalistas e concedeu 56 menções especiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário