Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Comunicação Comunitária: A revolução digital

Leia abaixo a opinião de Carlos Romero, sócio da agência Take Five Propaganda.


As ferramentas da internet revolucionam a maneira como interagimos com o mundo. A cada nova invenção, o usuário ganha um novo recurso para acessar outros internautas e criam-se vínculos que antes eram praticamente impossíveis. Hoje, as distâncias não existem. Tudo o que você precisa é de um computador e uma conexão.

Nos últimos dias, o Brasil presenciou um fato até então inédito. Através do site de relacionamentos conhecido como Orkut, os participantes do JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) conseguiram convencer o prefeito, a autorizar a realização dos jogos em Santa Rita do Sapucaí. Do dia para a noite, mais de mil mensagens foram enviadas para o perfil pessoal de Paulinho da Cirvale que não teve outra alternativa senão rever sua decisão. Como resultado, a notícia foi parar em diversos sites da rede mundial de computadores:

“Em menos de 24 horas, o perfil de Paulo Cândido da Silva no Orkut recebeu centenas de mensagens com pedidos para que autorizasse a realização dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (Juca).

Conhecido como Paulinho, o prefeito é ligado ao Partido Verde e usa o Orkut tanto para promover sua imagem junto aos eleitores como para manter contato com amigos e familiares. Com fotos descontraídas, ele procura passar a imagem de um político jovem, dinâmico e aventureiro. Mas agora precisa lidar com uma avalanche de mensagens como "Libera o Juca!" e "Prefeito, Queremos o Juca". Será que ele imaginou que pudesse ocorrer tamanha exposição quando criou o perfil na Internet?

“Após descobrir que o prefeito estava no Orkut, seu perfil foi difundido rapidamente entre os estudantes. Em menos de 24 horas, quase mil mensagens foram enviadas.”

Em Santa Rita do Sapucaí, o Orkut é utilizado para promover debates e melhorias no município. Através de uma comunidade com mais de 7.500 participantes - esse número de eleitores elege um prefeito na cidade - os cidadãos podem discutir ações do poder público, solicitar providências e discutir sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente em que vivem. Neste universo democrático, fazem parte todos os representantes da imprensa local, alguns vereadores, expoentes de todos os setores da vida pública municipal e até mesmo o prefeito.

Os benefícios do Orkut não param por aí. Alguns internautas utilizam a ferramenta para expor imagens históricas, apresentar notícias em primeira mão, publicar vídeos, conhecer pessoas e denunciar abusos.

Outra ferramenta muito utilizada pelos internautas e que cresce a cada dia é o site conhecido como Twitter. O objetivo dessa nova febre é muito simples: trocar informações rápidas entre os participantes e bisbilhotar a vida alheia. Cada um utiliza o Twitter do jeito que quiser e muita gente apenas responde à pergunta sugerida pelo site: “O que você está fazendo?”. Dessa brincadeira saem coisas esdrúxulas como “Fui comprar pão” ou “Estou no banheiro”. Mas há outras maneiras de tirar proveito do twitter, dentre elas a aplicação profissional. Nesse mundão velho sem porteira, existe uma porção de gente que utiliza o site para compartilhar conhecimentos, contratar pessoas, ficar mais sabido, atender clientes e vender produtos – de camisetas a apartamentos.

No último mês, o santa-ritense Carlos Herinque ilela ( http://www.chmkt.com.br )foi destaque na Revista Você S.A. pela maneira inteligente e profissional com que usa o Twitter. O profissional de comunicação, que possui um dos blogs mais acessados do Brasil, utiliza a ferramenta para divulgar as atualizações de sua página e debater os acontecimentos que publica. Atualmente, o publicitário possui mais de 15 mil seguidores e obteve uma vantagem estratégica em relação aos internautas que postam conteúdos semelhantes na WEB.

Por estar relativamente no início, a internet é uma mina de ouro para todos aqueles que têm uma grande idéia e que resolvem transformá-la em benefícios para a coletividade. Sempre que uma nova ferramenta é criada em algum quarto de adolescente, corre o sério risco de ser convertida em bilhões, alguns meses depois.

Com todas essas possibilidades que surgem a cada dia, os internautas começam a aprender a utilizar seus recursos com inteligência e revolucionar o mundo em que vivem. Isso mostra que seria pouco provável que uma ditadura ocorresse novamente no Brasil. Com a facilidade que o cidadão comum encontrou para divulgar suas idéias, o controle ao acesso à informação está cada vez mais restrito e ineficaz. Como toda ferramenta, a internet é neutra. Pode ser usada tanto para o bem, quanto para fazer besteira. Tudo dependerá da consciência do grande responsável por sua existência: o usuário.

Publicado originalmente no jornal Empório de Notícias.

Fonte: http://www.chmkt.com.br


VEJA TAMBÉM O
MAPA MUNDI DAS REDES SOCIAIS QUE JORNAL "le Monde" REUNIU NUM GRÁFICO COLORIDO. http://www.lemonde.fr/technologies/infographie/2008/01/14/reseaux-sociaux-des-audiences-differentes-selon-les-continents_999097_651865.html#ens_id=999297

Nenhum comentário:

Postar um comentário