Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Metodologia no trabalho de uma consultoria


Eloiza de Oliveira – Assessora de Comunicação do FBDE | NEXION Consulting entrevista com Viviane Misko  diretora comercial e operacional do FBDE|NEXION, Viviane Misko. Ótima entrevista. Sugestões irrecusáveis

EW: Qual é a real importância da metodologia no trabalho de uma consultoria?


Viviane Misko:
 Há alguns anos se tem percebido que apenas a competência do consultor ou de uma consultoria não basta para garantir o sucesso de um projeto. O estabelecimento de uma metodologia de trabalho permite um alinhamento das funções e ações, de forma clara e transparente. Sem metodologia ninguém tem condições de implantar um projeto hoje em dia, pois é uma garantia para o consultor e, principalmente para o cliente.

EW: Como seria essa garantia?
Viviane Misko: A metodologia do FBDE|NEXION, por exemplo, foi elaborada buscando o objetivo principal que é a “validação semanal do projeto”. Tanto o consultor como o cliente validam, por meio de um conjunto de documentos, tudo o que foi desenvolvido, discutido e esmiuçado naquele período. Dessa forma, garantimos um relacionamento transparente entre as partes, pois tal método propicia integração e interação constantes entre as partes.
EW: Como funciona tal validação na prática?Tem um passo-a-passo?
Viviane Misko: É importante ressaltar que apesar de se tratar de uma metodologia, ela não é algo estanque, imutável. Cada projeto é tratado de forma personalizada, respeitadas as características, a cultura de cada empresa e empresário. O FBDE|NEXION tem uma característica diferente das outras consultorias porque nossos honorários não são centrados em hora/trabalho e sim no escopo. Nossa consultoria não é de intervenção, nós diagnosticamos,orientamos, auxiliamos na implementação e formamos multiplicadores. Essa atuação requer uma metodologia que desde o primeiro atendimento – quando são definidas ações prioritárias e cronograma- dá suporte ao consultor e ao cliente que ao validarem a documentação gerada, estão cientes e concordam com os rumos do projeto.
EW: E tal validação também permite detectar desvios de percurso?
Viviane Misko: Sim, de forma clara e sem sobressaltos, conseguimos identificar problemas no desenvolvimento do projeto e, de forma conjunta, sugerimos novas ações. Isso só é possível porque além desta validação semanal, realizamos reuniões periódicas entre cliente e consultor, onde todo o projeto é discutido com transparência.
EW: Como os clientes absorvem este processo de validação constante do projeto?
Viviane Misko: É importante ressaltarmos que não se trata de um processo burocrático. A documentação gerada integra o desenvolvimento do projeto, o que permite acompanhamento pari passu de todas as ações. Torna-se uma necessidade para o cliente que entende nossa metodologia como uma garantia, um comprometimento com os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo FBDE|NEXION. Temos inúmeros casos, inclusive, de empresas que nos agradecem profundamente tal sistematização que acaba sendo adotada por elas- respeitando as necessidades da companhia.
EW: Existe algum trecho ou ferramenta desta metodologia que mais agrada aos clientes?
Viviane Misko: Eu não diria que mais agrada, mas sim que se amoldam à necessidade da empresa, porque como já disse é trabalho personalizado. Um dos maiores sintomas de um projeto, seja ele qual for,é a falta de ações advindas da inexistência de ferramentas. Um exemplo clássico é a realização de reuniões fantásticas, mas ao final ninguém sabe o que fazer ou como fazer. Por isso, muitos clientes adotam uma ferramenta do FBDE|NEXION denominada de “Três Q’s” (Quem faz; o Que faz; Quando vai fazer ou entregar). A adoção desta ferramenta simples e absolutamente necessária pelo cliente é um reconhecimento da eficácia da metodologia desenvolvida e aplicada pela consultoria.
EW: Ou seja, se até o cliente aplica, significa uma aprovação total a metodologia desenvolvida pelo FBDE|NEXION.
Viviane Misko: Exatamente! E o motivo de tal aceitação deve-se ao fato de poucas, até raras consultorias poderem exibir resultados expressivos de satisfação dos clientes. O processo de validação efetuado ao longo da execução do projeto culmina, invariavelmente com um nível altíssimo na avaliação do empresariado. E podemos mostrar tais índices com segurança, pois realizamos a Pesquisa Formal de Satisfação de Clientes – Customer Satisfaction Index-, com todos os clientes do FBDE|NEXION. No geral computado em 2009, registramos índice extraordinário de satisfação de 92,08%, bem acima da meta de qualidade fixada de 85%- auditada periodicamente pelo Bureau Veritas Certification. A pesquisa de satisfação integra nossa metodologia há oito anos e ao lado de nossa certificação ISO 9001 representam, de forma inequívoca, o nível de exigência, responsabilidade e comprometimento com os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo FBDE|NEXION.
EW: Podemos dizer, então, que a metodologia exclusiva do FBDE|NEXION é componente central dos altos índices de satisfação dos clientes?
Viviane Misko: Sem dúvida. Costumamos dizer que o trabalho de uma consultoria sem um método só obterá sucesso devido ao ocaso, a sorte. É como colocarmos pessoas em uma pista de atletismo sem apresentar as regras, como tempo, metros a serem percorridos e etc. Em uma pista sem raias e sem regras, cada um correrá para um lado e se alguém cruzar a linha, não significa que seja um vencedor.Afinal, não se sabe se chegou num bom tempo, se o desgaste foi compatível com o esforço, se era corredor melhor para 50 metros e não 1.200 mts. Com o estabelecimento de métricas claras e inteligentes, todos correm em uma mesma direção e por um só objetivo: o sucesso do projeto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário