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terça-feira, 2 de novembro de 2010

Empresas se privam de saber sobre sentimentos negativos ou positivos


Das 2,1 mil empresas pesquisadas pela Universidade de Harvard, só 7% usam mídias sociais em suas ações de marketing.

Por RODRIGO AFONSO, DA COMPUTERWORLD*


Pesquisa realizada pelo centro de pesquisas da Universidade de Harvard (EUA), patrocinado pela SAS, identificou que 75% de um universo de 21 mil companhias pesquisadas não sabem o que seus clientes falam delas nas mídias sociais. Além disso, somente 7% integram as redes sociais em suas ações de marketing.
Anunciada durante o evento Premier Business Leadership Series, promovido pela SAS em Las Vegas, a pesquisa indica ainda que as companhias que usam mídias sociais não chegaram a desenvolver atividades específicas para explorar seu potencial. Mais da metade respondeu que usa as redes, mas apenas 23% sabem o que seus clientes estão falando sobre a companhia.
Segundo o autor e especialista em mídia social, Tom Davenport, essas companhias se privam de saber sobre sentimentos negativos ou positivos sobre a companhia e não conseguem ter a dimensão da influência de alguém que está criticando ou elogiando. "Além disso, perdem a oportunidade de usar uma excelente ferramenta para medir o retorno de campanhas de marketing em tempo real, por exemplo", afirma.
A percepção de metade das empresas sobre o papel da mídia social é de que ela aumenta o reconhecimento da marca e de seus produtos por parte da audiência. Mas essa informação, combinado ao fato de que somente 25% das companhias acreditam que o uso das redes têm sucesso nesse objetivo, evidencia falhas estratégicas.
O futuro, no entanto, pode representar um movimento interessante nesse mercado. Dentre todas as companhias ouvidas, 36% planejam ter ferramentas que analisem sentimentos dos clientes nas redes sociais nos próximos dois a três anos. Além disso, 27% querem análises preditivas relacionadas à mídia social e 26% pretende ter meios de medir o impacto das conversas online.
*O jornalista viajou a Las Vegas a convite da SAS Brasil.

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