Empresas estão de olho na influência que os amigos virtuais exercem nas decisões de compra.
Até pouco tempo atrás, amizades perdidas no passado ficavam restritas a um arquivo morto.
Você dificilmente saberia que um casal improvável do colégio teve quatro filhos ou que a menina da primeira fila saiu viajando pelo mundo.
Você também não imaginaria que aquele palestrante do último seminário a que assistiu é expert em vinhos e gastronomia e tem um blog sobre o tema.
Aí vieram orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn, MySpace, Sonico, Hi5, e o círculo de amizades na web mudou radicalmente.
Carinhas de antigos conhecidos se misturam com pessoas a que você foi apresentado na semana passada.
Como eles influenciam o seu comportamento? Essa é uma das questões centrais hoje para os pesquisadores especializados em mídias sociais.
Eles querem medir o poder de influência que alguém pode ter sobre seus amigos e seguidores e quanto eles podem convencê- lo a comprar algo ou simplesmente clicar num link de publicidade.
No mar de informações em que se navega hoje — só o Facebook tem 200 milhões de perfis e o Twitter alcançou 32 milhões de visitantes únicos em maio — o mais difícil é separar o relevante do ruído.
O passo seguinte, e ainda mais desafiante, é calcular o valor das relações entre as pessoas. Pesquisadores da Harvard Business School analisaram o comportamento de mais de 200 pessoas na rede social Cyworld, extremamente popular na Coreia do Sul, durante dez semanas.
O estudo Os amigos influenciam compras nas redes sociais?, publicado em maio, descobriu que há um impacto significativo: 40% dos usuários, especialmente os que não se conectam com frequência, foram influenciados pelos amigos virtuais, sobretudo para seguir uma moda de consumo.
O resultado foi traduzido em compras — um índice 5% maior que a média.
Fonte: Renata Leal, da INFO
Eu nunca imaginei que esse mundo virtual fosse me deixar pra tras... bom feriado, orientador. Bj, Lorena
ResponderExcluirLorena , vc vale ouro.
ResponderExcluirÉ interessante mensurar esta influencia que as opiniões exercem sobre as compras online. Um relatório do site Tobe Guarany afirma que '7% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online'.
ResponderExcluirSinceramente não sabia que exercia tanta influência estas opiniões. Mas pra mim a questão é saber o como certas pessoas constroem capitla social na rede ao ponto de influenciar a decisão de compra e de hábitos de outras.
MATEUS
A melhor referência é o teu amigo. A pior é o teu inimigo. Isto é antigo e tão atual. Mas não basta, existem outras estratégias que desvirtuam esta referência e muitas vezes vencem. Nasce então o plano de mídia.
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