Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

domingo, 11 de outubro de 2009

Qto vale a sua amizade na rede ?


Empresas estão de olho na influência que os amigos virtuais exercem nas decisões de compra.

Até pouco tempo atrás, amizades perdidas no passado ficavam restritas a um arquivo morto.


Você dificilmente saberia que um casal improvável do colégio teve quatro filhos ou que a menina da primeira fila saiu viajando pelo mundo.


Você também não imaginaria que aquele palestrante do último seminário a que assistiu é expert em vinhos e gastronomia e tem um blog sobre o tema.


Aí vieram orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn, MySpace, Sonico, Hi5, e o círculo de amizades na web mudou radicalmente.


Carinhas de antigos conhecidos se misturam com pessoas a que você foi apresentado na semana passada.


Como eles influenciam o seu comportamento? Essa é uma das questões centrais hoje para os pesquisadores especializados em mídias sociais.


Eles querem medir o poder de influência que alguém pode ter sobre seus amigos e seguidores e quanto eles podem convencê- lo a comprar algo ou simplesmente clicar num link de publicidade.

No mar de informações em que se navega hoje — só o Facebook tem 200 milhões de perfis e o Twitter alcançou 32 milhões de visitantes únicos em maio — o mais difícil é separar o relevante do ruído.


O passo seguinte, e ainda mais desafiante, é calcular o valor das relações entre as pessoas. Pesquisadores da Harvard Business School analisaram o comportamento de mais de 200 pessoas na rede social Cyworld, extremamente popular na Coreia do Sul, durante dez semanas.


O estudo Os amigos influenciam compras nas redes sociais?, publicado em maio, descobriu que há um impacto significativo: 40% dos usuários, especialmente os que não se conectam com frequência, foram influenciados pelos amigos virtuais, sobretudo para seguir uma moda de consumo.


O resultado foi traduzido em compras — um índice 5% maior que a média.


Fonte: Renata Leal, da INFO

4 comentários:

  1. Eu nunca imaginei que esse mundo virtual fosse me deixar pra tras... bom feriado, orientador. Bj, Lorena

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  2. É interessante mensurar esta influencia que as opiniões exercem sobre as compras online. Um relatório do site Tobe Guarany afirma que '7% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online'.

    Sinceramente não sabia que exercia tanta influência estas opiniões. Mas pra mim a questão é saber o como certas pessoas constroem capitla social na rede ao ponto de influenciar a decisão de compra e de hábitos de outras.

    MATEUS

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  3. A melhor referência é o teu amigo. A pior é o teu inimigo. Isto é antigo e tão atual. Mas não basta, existem outras estratégias que desvirtuam esta referência e muitas vezes vencem. Nasce então o plano de mídia.

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