Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cinema em Negro & Negro


Terminou neste sábado a V Mostra Produção Independente - Cinema em Negro & Negro, no Cine Metrópolis, Ufes, depois de intensos debates e mais de 60 filmes exibidos.
Na noite de encerramento, foram anunciados os premiados da mostra realizada pela seção capixaba da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas (ABD&C Capixaba).
O prêmio de melhor vídeo capixaba foi para "Maicou Diéquision", de Natanael Souza e Ramon Zagoto. A produção recebeu o prêmio de R$1.500 mais garantia de exibição no Festival Internacional de Atibaia.
O ator e músico MC Abelhão dedicou o prêmio a todos os jovens de comunidades carentes de Vitória.
O melhor vídeo em Negro & Negro foi para "N'Goma - Jongos do Sul Capixaba", de João Moraes e Leonardo Gomes.
O júri ainda concedeu duas menções honrosas, para os filmes "Agrados para Cloê", de Jefinho Pinheiro, e "A Sorte da Bússola sem Norte", de Fred Entringer.
Durante o encerramento, o ator Markus Konká promoveu o lançamento do seu primeiro filme como diretor, "Meninos da Guarani". Além disso, o ator também foi homenageado no evento com a exibição do curta "Repolho Hidropônico" (Virgínia Jorge e Lizandro Nunes), que contém cenas e entrevistas com ator.
Na ocasião, a atriz Zezé Motta, que narra o filme de Konká, esteve presente. O longa-metragem apresenta um recorte da violência urbana do país: Konká filma histórias de assassinatos entre homens jovens no entorno da Avenida Guarani, em Jacaraípe, na Serra.
O município de Serra é o mais violento do Espírito Santo e são os números frios das estatísticas que o diretor tenta mostrar, enfatizando o drama das famílias que sofrem com o cotidiano da violência e a atuação das instituições tradicionais, como as igrejas, a escola e o poder executivo.
Veja o Vídeo Maicou Diéquison

Nenhum comentário:

Postar um comentário