Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Memória empresarial: o culto da subjetividade das pessoas da organização
Pesquisa na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, trabalhando principalmente os seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, comunicação organizacional, relações governamentais, comunicação empresarial e comunicação interna.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
iMasters InterCon 2009
Desenvolvimento & Tecnologia
Empreendedorismo Digital
ERA Digital
Mídia Digital & Negócios
Mobilidade
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Embaixador Cidadão da ONU
Breno realizou um vídeo de três minutos, respondendo à pergunta: "Se você tivesse a oportunidade de falar aos líderes mundiais, o que você diria"?
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Marcas políticas e engajamento
Ele é esclarecedor nesta situação totalmente nova para os políticos. Carisma e ideias diferenciadas são necessários no mundo digital.
Aqui o espaço é de relacionamento, equidade, engajamento.
Fonte: http://gabrielbranding.com.br/
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Dar espaço para que as pessoas sejam ouvidas é saber o que pensam
Em uma época onde o consumidor se mostra bem mais inteligente e organizado do que os marketeiros do século passado acreditavam, a única forma de sobreviver é tratar seu cliente com respeito.
Antigamente era tudo encaixadinho, hoje quem manda texto pronto é exceção. O próximo passo foi transformar o consumidor em gerador de conteúdo.
Esse é o conceito da campanha PalcoHSBC , não só ouvir o que as pessoas tem a dizer, mas dar espaço para que sejam ouvidas.
A ação é uma tribuna, onde pessoas serão convidadas a gravar vídeos em estádios, praças, pontos de concentração urbana de várias cidades sobre temas como imigração, família, liberdade, beleza, etc.
Tudo disponibilizado no canal oficial no YouTube.
Veja um exemplo do que será:
Fonte: http://www.contraditorium.com
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Videogoco , bellissimo, ma proprio bello
Animation and concept by Donato Sansone http://www.myspace.com/mileyes
Sound design by Enrico Ascoli http://enricoascoli.com/
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Knight Center for Journalism
As aulas são gratuitas e as inscrições estendem-se até as 22h (de Brasília) do dia 25 de outubro. O curso será ministrado pelo jornalista e professor brasileiro Carlos Castilho, pela quinta vez, mas esta edição conta com atualizações importantes, sobretudo ligadas à explosão de visitantes no Twitter.
SERVIÇO:
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Cinema em Negro & Negro
domingo, 18 de outubro de 2009
Welcome to the University of iTunes
At HEC Paris, MBA students are given an iPod Touch so they can download podcasts of lectures.
Hundreds of universities, and a growing number of business schools, are making recordings of lectures, seminars and conferences available to the general public via Web sites such as iTunes and YouTube.
That means those whose budget won't stretch to a two-year MBA can simulate the experience at home -- or at work, in the gym or anywhere else they choose. And even better for money-conscious learners, the iTunes U content can all be downloaded free of charge.
French business school HEC Paris is due to launch its iTunes U content in the next few months, but it has been running an ambitious podcast program since 2006.
Begun as an experiment in partnership with Apple, all new MBAs at HEC are provided with an iPod Touch. Around half of the MBA lectures are filmed using an automatic camera system and the footage is made available for students to download and view on their iPhones.
Vanessa Klein, HEC's project manager for iTunes U, told CNN that the iPod-enabled curriculum has proved a hit with students. As well watching lectures, she said the students' own presentations are recorded and made available for download so they can review their performance.
She says one teacher noticed that each year his MBA students would ask the same questions after his end-of-course summary, so he made a podcast of recurring questions and answers. After encouraging students to come up with new questions, he is now recording responses to those in an effort to compile a video archive of questions and answers.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
The Results: Citizen Ambassador to the UN - Video Contest
Parábéns a todos que participaram direta e diretamente do video!
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Sonhe, mas não fique preso a eles.
É um filme extraordinário.
É uma história sobre um vendedor de balões de 78 anos, que finalmente realiza o seu sonho de embarcar em uma grande aventura.
http://www.disney.com.br/cinema/up/
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
This is a classic "old school".
and things get way too fast and crazy!
terça-feira, 13 de outubro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
domingo, 11 de outubro de 2009
Qto vale a sua amizade na rede ?
Empresas estão de olho na influência que os amigos virtuais exercem nas decisões de compra.
Até pouco tempo atrás, amizades perdidas no passado ficavam restritas a um arquivo morto.
Você dificilmente saberia que um casal improvável do colégio teve quatro filhos ou que a menina da primeira fila saiu viajando pelo mundo.
Você também não imaginaria que aquele palestrante do último seminário a que assistiu é expert em vinhos e gastronomia e tem um blog sobre o tema.
Aí vieram orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn, MySpace, Sonico, Hi5, e o círculo de amizades na web mudou radicalmente.
Carinhas de antigos conhecidos se misturam com pessoas a que você foi apresentado na semana passada.
Como eles influenciam o seu comportamento? Essa é uma das questões centrais hoje para os pesquisadores especializados em mídias sociais.
Eles querem medir o poder de influência que alguém pode ter sobre seus amigos e seguidores e quanto eles podem convencê- lo a comprar algo ou simplesmente clicar num link de publicidade.
No mar de informações em que se navega hoje — só o Facebook tem 200 milhões de perfis e o Twitter alcançou 32 milhões de visitantes únicos em maio — o mais difícil é separar o relevante do ruído.
O passo seguinte, e ainda mais desafiante, é calcular o valor das relações entre as pessoas. Pesquisadores da Harvard Business School analisaram o comportamento de mais de 200 pessoas na rede social Cyworld, extremamente popular na Coreia do Sul, durante dez semanas.
O estudo Os amigos influenciam compras nas redes sociais?, publicado em maio, descobriu que há um impacto significativo: 40% dos usuários, especialmente os que não se conectam com frequência, foram influenciados pelos amigos virtuais, sobretudo para seguir uma moda de consumo.
O resultado foi traduzido em compras — um índice 5% maior que a média.
Fonte: Renata Leal, da INFO
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Computer Music
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Os cinco pes das mídias sociais
Existem basicamente dois tipos de perfis, o seu perfil pessoal ou o seu perfil empresarial. Perfis pessoais podem ser; no LinkedIn, no Facebook, no MySpace, no Flickr.
Um exemplo de um grupo pode ser de Mídia Social, é o Social Media the Bible, ou pensamento inovador.
Tente separar o que é pessoal de Profissional as vezes, está questão pode atrapalhar o relacionamento dentro da rede.
Se você tem fotos de seu negócio, cliente, vídeos, novos lugares, novos eventos, notícias, etc. Você tem de continuar com esses perfis ativos e carregar todo o conteúdo existente. A idéia é ter um perfil para si, mas que interaja com os usuários, membros, parceiros e gerar um Feedback constante.
Acho que isto deve ser adicionado à disseminação da existência de tais perfis. A onda agora é você poder encontrar Feedbacks sobre sua propagação, no Twitter, etc. e você seguir as nossas novidades e promoções.
Existem milhares de grupos e perfis de milhares de empresas, o necessário e de saber chamar a atenção das pessoas para continuar a sua atividade.
Lembre-se isso não é um jogo, o que você faz dentro dessas conversas tem que ser bem planejado, o uso das estratégias é fundamental.
Como muitos usuários, os novos membros que você teve esta semana?Quantos alertas ou pesquisas em sua empresa?
Medir, monitorar e avaliar. Claro, além de ser capaz de monitorar o progresso da participação em várias redes sociais, comunicação social ou de sua empresa, pode adaptar o conteúdo de acordo com o que as pessoas que você gosta ou usa mais.
Lembre-se que estas atividades têm tempo para as pessoas, precisam produzir conteúdos de informação, e, portanto, na medida em que crescem em volume e de continuidade são mais rentáveis para a empresa.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Entender Ambientes
Ao passo em que o YouTube e o Flickr são reconhecidos pela veiculação de vídeos e fotos, os sites de relacionamento estão ligados ao diálogo pessoal. Isso pode representar um problema se o veículo pretende criar um perfil no Orkut com o logo da marca e não mostrar a “cara” de quem está por trás, operando.
Discussões em comunidades pedem espontaneidade e não pronunciamentos oficiais. Por outro lado, já é normal que empresas de conteúdo tenham seus próprios canais no YouTube, afinal, o que interessa é muito mais o vídeo publicado do que a conversa que segue nos comentários.
Já o Twitter tem outras peculiaridades. Ele se presta tanto para diálogo quanto para veiculação unidirecional. Se o dono de um perfil deseja utilizá-lo apenas para divulgar conteúdo do site, então o jeito é avisar seus seguidores para não gerar frustração diante de um reply.
Ana Maria Brambilla (anabrambilla@gmail.com) é jornalista, mestre em comunicação e autora do blog Libellus. No Twittter é @anabrambilla
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Twitter e Publicidade
O historiador Juliano Spyer, autor do recém-lançado livro “Tudo que você precisa saber sobre Twitter”, é outro dos tuiteiros da campanha do Club Social. “Não vejo uma malandragem com as pessoas”, diz. “O meu compromisso é apenas oferecer links de coisas legais”.
“É tão difícil construir credibilidade...”, suspira a blogueira Rosana Herman. “Precisamos zelar pela mídia onde estamos inseridos. Como cobrar transparência de políticos em Brasília se o nosso próprio meio não é transparente?”, ela pergunta. “Nada contra publicar um post ou tweet patrocinado, mas é preciso avisar os seus leitores”.
O pioneiro na associação do Twitter com publicidade foi o jornalista Marcelo Tas, apresentador do CQC. Diferentemente dos casos citados aqui, Tas tratou abertamente do caso, desde que associou-se com a Telefônica para promover um produto da empresa. Sua página no Twitter é “decorada” de forma visível com a marca e o produto (Xtreme) que divulga.
Outro blogueiro e tuiteiro muito conhecido, Carlos Cardoso preocupa-se com a falta de critérios das agências de publicidade e das empresas interessadas em usar as novas mídias na divulgação de produtos. “Eles querem investir, mas não sabem como. Isso está virando um faroeste”.
domingo, 4 de outubro de 2009
Ranking do Mec
Faculdades Integradas de Vitória
Faculdade da Região Serrana
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Faculdade Ítalo Brasileira
Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração
Faculdade Estácio de Sá de Vitória
Centro Universitário Vila Velha Faculdade Nacional
Faculdade Batista de Vila Velha
Fonte: http://www.estadao.com.br/especiais/ranking-do-ensino-superior,69776.htm
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Livro
Em tempos de mercados globalizados, a tecnologia potencializou o valor da informação - que corre a uma velocidade tão rápida quanto o tamanho do estrago que seu mau uso pode causar na reputação de uma organização - , e a comunicação corporativa ganhou um significado mais amplo do que o de assessoria de imprensa: virou assunto para profissionais, não havendo mais espaço para a improvisação.
Isso significa que, para sobreviver nos dias de hoje, é imprescindível que as empresas sejam transparentes e deixem explícitos os valores que norteiam suas práticas.
O livro Comunicação corporativa e reputação - construção e defesa da imagem favorável, fornece as informações necessárias para que as empresas se estruturem de modo a evitar surpresas desagradáveis causadas pela má administração da comunicação institucional.
Com linguagem acessível, esta obra vem preencher uma lacuna do mercado editorial, carente de bons títulos na área. Além disso, pode ser considerada ferramenta essencial para todos aqueles que trabalham ou pretendem trabalhar com a comunicação de qualquer empresa, seja esta de pequeno, médio ou grande porte.
Com o objetivo de ampliar a literatura especializada na área de comunicação corporativa, a Editora Saraiva está lançando a obra Comunicação Corporativa e Reputação – Construção e defesa da imagem favorável (216 p., R$ 43,00).
O livro, coordenado pelo Prof. Belmiro Ribeiro da Silva Neto, reúne material preparado pelos docentes do curso “Comunicação Corporativa: Corporate Affairs”, do Programa de Educação Continuada (GVPec) da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.
Os capítulos da obra abordam desde a construção de uma marca e a propaganda corporativa até a comunicação com públicos específicos, como colaboradores, investidores, governos e organizações do Terceiro Setor. Além disso, aborda também a comunicação diferenciada em situações de risco e de crise, tema sensível a diversas organizações, principalmente em tempos de crise econômica global, acidentes e controvérsias.
Fonte: http://www.intercom.org.br/
http://www.editorasaraiva.com.br