Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Experiências de dinâmica em sala de aula


Por favor, desliguem seus celulares. O aviso está em cinemas, teatro e é repetido, muitas vezes, em salas de aula. Mas, não em uma escola da Inglaterra.

As estudantes de Gumley House Convent, em Londres, ganharam a versão mais nova do iPhone, o 3GS, com um crédito de 16 euros (o equivalente a R$ 42) para comprar aplicativos.

A ideia é fazer com essa ferramenta aumente o interesse das alunas para estudar álgebra, história e até memorizar a tabela periódica.

“Estamos projetando a sala do futuro. Acredito que não haverá computadores como conhecemos. Com esses aparelhos, conseguimos fazer com que nossas alunas fiquem conectadas o tempo todo e mais entusiasmadas com os estudos”, disse Stephen Byrne, diretor assistente da escola ao jornal britânico Daily Mail.

A experiência será acompanhada pelo professor Michael Gibson, da Universidade de Kingston, que pretende estudar como a tecnologia pode estimular a aprendizagem em sala de aula.

Segundo Byrne, há um incentivo para que as alunas baixem aplicativos e compartilhem a experiência entre si. Quem aumentar suas notas e apresentar outros benefícios em relação os estudos com a ajuda de programas baixados no celular, ganhará uma quantia em dinheiro para gastar no iTunes.

Mas, o diretor avisa: “em sala de aula, não pode acessar Facebook e o volume do aparelho deve ser desligado.” As alunas também não devem se animar muito. A escola informa que as contas telefônicas serão de responsabilidade das jovens. Por isso, nada de muita conversa ao celular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário