A educação corporativa pode ser definida como a prática coordenada de gestão de pessoas e do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Não se trata apenas de treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra, mas de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.
Segundo pesquisa realizada pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), a educação corporativa brasileira é realizada principalmente por grandes companhias, o que mostra a necessidade de ampliação pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas).
O levantamento destacou os maiores desafios da educação corporativa no País.
permitir o acesso irrestrito a todos os públicos internos e externos; conscientizar e aumentar a participação das lideranças em todo o processo; valorizar a meritocracia como elemento crítico no desenvolvimento das pessoas; integração entre ações da educação corporativa e as demais áreas das empresas; superar barreiras culturais; ter mensuração e avaliação apropriadas dos resultados obtidos; consolidar práticas existentes no mercado; ter a educação corporativa como elemento indutor da sustentabilidade na empresa.
Em relação ao perfil do profissional responsável pela educação corporativa, o estudo revelou que 70% são mulheres e que 72% têm idade entre 30 e 49 anos.
A maioria (59%) é graduada em administração ou psicologia e 72% têm pós-graduação em administração e recursos humanos.
Sobre o cargo, 61% são diretores ou gerentes e têm entre um e dez anos de empresa.
A pesquisa destacou que existe uma necessidade de desenvolvimento de redes integradas e de parcerias com universidades.
Foram consideradas tendências atuais da educação corporativa, o uso contínuo das tecnologias de informação, parcerias com outras companhias para formação de universidades setoriais, integração entre ações da educação corporativa e as demais áreas e a consolidação de práticas existentes no mercado.
A Pesquisa Nacional sobre Práticas e Resultados da Educação Corporativa foi aplicada em 54 empresas em todo o País, sendo 68% do setor industrial ou de serviços.
Outras 81% eram companhias privadas, 67% tinham capital nacional e 63% atuavam internacionalmente.
Sobre o faturamento, 57% estão acima de R$ 1 bilhão. Além disso, 70% têm mais de mil colaboradores.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário