Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Para que fazer uma faculdade de jornalismo?


Leia o que afirmou
André Felipe Tal, 30 anos, vencedor do Prêmio Esso de jornalismo (o mais importante da categoria) em 2008 com reportagem sobre rede de pedofilia no estado de Roraima que envolvia empresários e políticos importantes da região, em entrevista ao site De Olho na Mídia.
“Hoje, a grande discussão é se jornalista necessitaria mesmo ter diploma. Eu acredito que saber a prática do dia a dia sem diploma, é perfeitamente possível. Isso não lhe torna um bom profissional. É preciso cultura, embasamento geral, ciências políticas. Hoje são raros os jornalistas que realmente conhecem de economia. Conteúdo. Isso faz falta. Para isso é bom ter uma faculdade. Para isso é importante ter o maior número de cursos e aulas extras possíveis. Tem gente que sai da faculdade sem saber inglês. Não é a toa que o jornalismo referente ao conflito é tão distorcido. Quem conhece de história? Quem sabe de todos os meandros e sutilezas do assunto?”

“Queria ser repórter de campo esportivo. Ver os jogos de dentro do gramado. Dentro da faculdade, foi que minha visão de mundo mudou e se ampliou. Entendi tudo que o jornalismo era capaz e o que eu podia fazer como jornalista e ampliei meus horizontes”.

Leia na integra a entrevista no site www.deolhonamidia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário