Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Qual a diferença entre Redes sociais e mídias sociais? Será que tem?

Antes mesmo de existir a internet, os termos redes sociais e mídias sociais já existiam no que podemos chamar de “meio off-line”. Com a internet, estes dois termos ganharam uma outra dimensão e por isso, é motivo de muita dúvida e debate entre as pessoas.

O que são Redes Sociais?

Um grupo de pessoas que mantém algum nível de relacionamento ou interesse mútuo pode ser chamado derede social. Com a internet o termo rede social ganhou um novo significado e foi chamado de “relationship site” ou sites de relacionamento no português, hoje é conhecido como redes sociais.
Uma rede social na internet nada mais é do que um meio de relações com pessoas que você tem alguma ligação ou interesse em comum, por meio de um computador ou outro dispositivo conectado à internet.

O que são Mídias Sociais?

O termo mídias sociais também ganhou um novo significado após o surgimento da internet. O que era chamada de “new media” agora é conhecido como mídias sociais. Tradicionalmente os meios mais usados para se transmitir uma mensagem, especificamente a propaganda, eram os grandes meios de comunicação como tv, rádios, jornais e impressos. Hoje com as mídias sociais as pessoas desempenham papel fundamental na forma de fazer publicidade, é o famoso “Propaganda boca à boca”.

Twitter, Facebook, Orkut, Youtube… redes sociais ou mídias sociais?

Muita gente ainda se pergunta se o Twitter, Facebook, Orkut, YouTube entre outros são apenas redes sociaisou se também são canais de mídias sociais.
Se uma determinada ferramenta, tem como seu objetivo principal, apenas o compartilhamento de conteúdo e a criação de relacionamentos, definimos como rede social. Mas se a mesma ferramenta que permite o compartilhamento e o relacionamento, também permite a veiculação de publicidade, podemos definir comomídia social.
É possível que uma rede social seja uma mídia social ou uma mídia social seja uma rede social, o que vai definir se uma ou outra, é a sua vocação, seu motivo de ser e existir.

O Twitter, o Facebook e o YouTube são todas redes sociais com grande poder de mídia social.

Enquanto se relacionam nas redes sociais, as pessoas compartilham seus hábitos de consumo e de compra, além de suas experiências e relacionamentos com marcas, produtos e serviços. No mesmo espaço, são exibidos anúncios afins e relevantes de acordo com os perfís dos usuários.
A grande sacada é entender e conhecer o universo de cada usuário e exibir anúncios relevantes para ele, de forma que o anúncio não pareça anúncio, que não seja intrusivo mas faça parte do seu conteúdo e que agrade seus gostos e desejos além de agregar valor.
Escrito por Rodrigo Henrik em 15/12/2010 em Mídias e Redes Sociais  

Um comentário:

  1. Particularmente penso que se uma pessoa participa de uma rede social, ela automaticamente faz parte da midia social, já que a pessoa quer ser vista e propagar suas ideias, pode a principio nao ter remuneração financeira mas está a venda sua imagem e pensamento pois o que é jogado na rede é consumido(mesmo nao sendo remunerado). Por ex acabei de consumir seu blog,e nao paguei por isso!
    To certa ou to errada?
    Abraço!

    ResponderExcluir