Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

O que faz uma publicação interna ter sucesso?

Por Viviane Mansi


Difícil explicar em poucas palavras o que faz uma publicação interna ter sucesso. O melhor mesmo é fazer essa pergunta para quem vai consumir esse veículo. Cuidado apenas para não congelar no tempo: as necessidades das pessoas mudam. O que ontem foi importante, talvez tenha que dar espaço para algo que é 'quente' no momento. 

Do ponto de vista de quem administra a comunicação na empresa, vale a pena tomar cuidado para garantir que haja equilíbrio entre as demandas dos funcionários e as necessidades corporativas. No melhor dos mundos são duas questões alinhadas, mas na vida real sem sempre é assim. Porém, é possível conciliar qualquer tipo de demanda com um pouco de criatividade. 

É importante ouvir as pessoas, ouvir a gestão, conectar a revista com as necessidades do ano e ser suficientemente flexível para que ela represente o melhor das pessoas. A empresa é viva, o mercado demanda, a necessidade cria e as pessoas mudam. Aceleradamente! Isso quer dizer que não é necessário ser tão rígido com as regras. Número de páginas? Se há boas notícias, a revista é grande. Se não há, por que manter o número de páginas? 

Vamos pensar no exemplo de uma empresa que passa por uma fusão. Aquilo que foi prioridade no passado pode deixar de ser. A empresa normalmente se torna maior, cresce em número de funcionários e passa a ser prioritário contar a história da empresa, ajudar o processo de integração, dar vida e 'cara' aos nomes que muita gente acaba conhecendo apenas pela assinatura de um email. 

É o momento de avaliar, por exemplo, se não faz sentido falar mais das pessoas, do lado B, dos seus interesses, das suas vontades. 

Também é preciso garantir que um veículo – especialmente se for revista – cumpra a sua função de guardar a memória e trate as áreas com cerca eqüidade. Algumas áreas são mais 'pops' por natureza, mas precisamos ter um olhar mais amplo para valorizar as áreas que trabalham quietinhas, mas que são fundamentais para o sucesso. 

Outra coisa que eu gosto muito de fazer é um 'resumo executivo' de cada edição para fazer propaganda antecipada. Contar para os funcionários, em uma página, tudo que a revista tem. É garantia de atenção: todo mundo gosta de se ver, de ver os colegas, de ter seu minuto de fama. Essa pequena peça de comunicação pode ser distribuída por email, pelos murais, pela rádio da empresa ou pelo twitter interno. Nesse caso, toda forma de comunicação vale a pena.


Fonte: http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com

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