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segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quais redes sociais minha empresa deve investir?

Por Por Dennis Altermann 
A pergunta mais comum quando alguém procura utilizar qualquer estratégia de marketing em mídias sociais (conhecido como social media marketing ou marketing de mídias sociais em tradução livre) é: “Em que segmento eu devo investir? E qual a melhor rede social?”.
A resposta mais comum, que provavelmente muitos “profissionais” dariam, seria fazer um Twitter, Orkut e/ou Facebook. Mas será mesmo que vale a pena investir nestas mídias sociais? Ou melhor, será que vale a pena investir nas três? Apenas em uma? Quem sabe em alguma mais segmentada?
Com tantas mídias sociais, qual escolher?
Com tantas mídias sociais, qual escolher?
Não existe uma solução simples para estas perguntas. O mais importante quando se desenvolve uma estratégia de comunicação digital é saber o objetivo do investimento (seja de tempo ou de dinheiro). E assim como em qualquer outra ação de marketing é fundamental saber quem você pretende atingir. Em resumo, para uma ação de marketing ter sucesso é preciso saber o que quer e para quem é.

Qual o objetivo da sua ação de marketing?

Uma empresa que tem como objetivo divulgar o seu trabalho vai ter uma presença muito diferente de uma empresa que pretende fidelizar os seus clientes ou uma empresa que quer apenas conseguir novos consumidores. Algumas ferramentas disponíveis vão ajudar na área de relacionamento, outras na área de divulgação. Cabe à empresa (ou a agência contratada) saber definir qual é o objetivo e escolher a/as redes sociais que se encaixam melhor no perfil da empresa e possam trazer retorno sobre o investimento.

Qual é o público que você pretende atingir ao utilizar as redes sociais?

Jamais responda esta pergunta com “Todo mundo”. Mesmo os produtos mais genéricos tem algum público, às vezes com menos foco, às vezes mais. (Sim, há raras exceções, mas dificilmente vai ser o caso nesta situação).
Seu público pode ser amplo, mas sempre haverá aquele que a empresa tem mais foco. Se neste caso forem vários grupos, pode-se trabalhar com diferentes redes sociais, definindo cada uma com um público-alvo diferente.

Qual é o seu investimento (tempo/dinheiro)?

Ao contrário do que muitos pensam uma ação em redes sociais não é barato e se mal planejada, pode sair muito caro. Tenha em mente que ao tirar um funcionário de seu posto para gerenciar as mídias sociais, ele esta gastando tempo e isto tem custos.
O mais comum seria contratar um funcionário para gerenciar esta presença. Nesta hora é muito importante pensar bem, será que o investimento naquele funcionário vai trazer o retorno esperado?

Pense a curto e longo prazo!

Ao contrário de uma ação de mídia tradicional, uma ação dentro das mídias sociais gera uma presença que deve ser bem administrada para evitar simplesmente sumir da noite para o dia. Deixe rastros ou novas formas de contato caso a promoção seja encerrada.

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