Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para quem topa arriscar uma inovação de práticas através da web

formspring.png (582×277)

A febre das redes sociais envolve os mais diversos setores das sociedades no ambiente virtual, estabelecendo novas relações que têm conseqüências práticas no mundo real. Popular, o Orkut logo despertou a atenção das empresas, como espaço em potencial para a expansão das formas de fazer negócios. Mas foi mesmo com o Twitter que o business embarcou de vez nessa nova onda. Agora, o Formspring.me desponta como mais uma importante ferramenta na web, trazendo como trunfo mais uma inovação: a capacidade de funcionar tal qual um canal direto entre o cliente e a empresa, como se fosse um Serviço de Atendimento ao Consumidor bem descolado.


Criado pelo norte-americano Ade Olonoh, um mês após ser lançado para o público dos Estados Unidos o Formspring.me ganhou milhões de adeptos no Brasil. Hoje, depois dos americanos, os brasileiros são os que mais utilizam a rede social. Mas, o que há de tão interessante nesse site, para atrair tanta gente em tão pouco tempo?


Aparentemente, o Formspring.me é apenas uma rede onde cadastrados e anônimos podem fazer perguntas aos usuários que têm um perfil lá. As questões, se respondidas, são publicadas na página do usuário e ficam visíveis para qualquer pessoa, mesmo as que não têm um login no site. Sim, mas o que isso tem a ver com negócios?


Para quem topa arriscar uma inovação de práticas através da web, a rede de perguntas e respostas pode ser utilizada como um portal de transparência, onde são oferecidos, de forma menos formal e mais próxima, serviços de atendimento ao cliente, sem mensagens gravadas e todo aquele protocolo que todo mundo já conhece. Tudo isso visível para quem quiser ver, o que torna o perfil um meio transparente da empresa se relacionar com seu público.


O relacionamento direto e cada vez mais próximo dá à empresa os instrumentos para sentir de perto quem é seu público, identificar falhas nas estratégias e, consequentemente, promover melhorias baseadas nas necessidades expressas por quem mais se interessa nelas: o cliente.
Vá com calma!

Alguns cuidados, no entanto, são fundamentais. Se for para entrar no universo das redes sociais, aderir a sua lógica é imprescindível. A web é dinâmica e exige respostas rápidas. Então, assim como no e-mail, no Orkut, no Twitter, é importante atender aos contatos do modo mais imediato possível. No caso do Formspring.me, o acompanhamento precisa ser ainda mais constante, pois demorar um, dois, três dias para responder à dúvida de um cliente, com certeza, vai pegar muito mal. Por isso, se não houver condições de dar a atenção necessária à rede, é melhor não aderir a ela e evitar efeitos negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário