Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A televisão na era do digital

Newton Cannito* acredita que essa interatividade total entre o meio e o telespectador nunca ocorrerá, porque o público “adora ser passivo”. A diferença, para o autor, é que outras mídias vão trazer complementos a respeito da história e dos personagens do seu programa. “Não é a tecnologia que vai ditar os limites da interatividade na TV digital. É o público”, conclui.”

Para Leonardo Brant, “O autor fala do assunto com tripla propriedade: a do acadêmico (o livro é uma adaptação de sua pesquisa de doutorado); a do profissional do setor, atuante como roteirista e diretor; e a do ativista, envolvido com discussões públicas à frente do IETV, do FICs e tantos outros projetos, o que já possibilitou inúmeros intersecções e debates acerca da cultura e das políticas culturais.”





Newton Cannito concilia a prática com a reflexão televisiva. É cocriador e roteirista-chefe da série 9mm: São Paulo (premiada pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2008), transmitida pela FOX. Foi roteirista da série Cidade dos Homens e da novela Poder Paralelo, de Lauro César Muniz, transmitida pela Record. Atua ainda como supervisor artístico do Edital FICTV, programa público para a produção de seriados. Dirigiu documentários premiados como Jesus no mundo maravilha, exibido em televisões de 21 países e considerado pelo crítico Jean-Claude Bernardet uma “referência inevitável no documentário brasileiro contemporâneo”. Doutorou-se em televisão pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), é diretor do Instituto de Estudos de Televisão (IETV) e da Fábrica de Ideias Cinemáticas (FICs). A partir de maio assume a secretaria de audiovisual do Minc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário