Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tubipalancheska Sensazioni Edili


Estou feliz ! Descobri que meu amigo Ettore Sanità lançou um livro. Conheci Ettore em Sorano pequena cidade da província de Grosseto na região da Toscana em 1991 , por aí. Ettore era servente de pedreiro em Sorano. Bom, eu fiquei sem trabalho em Roma durante a minha especialização em Antropologia e fui morar na casa do Ettore. A casa dele era parte de uma fortalezao da família dos Orsini do 1200. O Estado italiano ainda não tinha conseguido restaurar o prédio e Ettore ocupou uma pequena parte do prédio e a reformou. Passei a ser servente junto com Ettore em construções de restauros de casas de Sorano. Ettore entrou na faculdade de Sociologia e enquanto ele lia sobre Kant, Durkheim, Weber, Marx e Gramsci eu lia Bateson, Mead, Heisenberg e Canevacci. Muito bem, o livro do Ettore eu ainda não o li, e nem consegui fazer contato com ele, infelizmente, mas o que encontrei na internet informa que ele retrata o trabalho dos "manovali" serventes sejam eles estrangeiros ou italianos nas contruções civis na Itália. Devo muito a ele, no momento que eu não tinha casa nem trabalho ele me deu a mão. Foi um irmão, fratello da vero!! Ah! Ele era um ferrenho apoiador do PKK, o partido dos trabalhadores do Curdistão. Em tempo, os curdos são o maior grupo étnico do mundo que não dispõe de um Estado próprio. Vivem no mundo mais de 30 milhões de curdos. Fontes curdas calculam este número em até 45 milhões. A grande maioria concentra-se na Turquia, mas também há curdos no Irã, no Iraque e na Síria. Parabéns Ettore. O Eterno te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário