Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

People From Brazil

O olhar do estrangeiro é sempre um olhar distante, longe de sentir o cheiro impregnado de qualquer cultura. Mas é este olhar que gera o fascínio, a paixão, o desejo de conhecer ou mesmo a repulsa, a ignorância. Não é difícil colocar por terra os argumentos de que o Brasil é um país visível no cenário internacional. Contudo, nunca em nossa história fomos tão visíveis, seja pelos esforços econômicos, pela natureza das novas mídias, seja pela imigração de muitos brasileiros ou simplesmente porque o brasileiro, aquele que é cidadão, é multi étnico.


O estrangeiro, quando nos vê se sente geralmente “em casa”, porque ser agradável faz do brasileiro um povo único. Somos a nação com a maior integração étnica do planeta e o diferente é o nosso diferencial. Projetar o Brasil no exterior, é fundamental para que o olhar estrangeiro possa se aproximar cada vez mais de nós. Para que essa paixão gere amor e que a curiosidade gere vontade de conhecer de perto o Brasil. Somos um povo desconhecido, com governos que tratam mal seus cidadãos, com cidadãos que desconhecem a cidadania. Mas nestes últimos quinze anos o Brasil busca mostrar que não somos uma nação de incompetentes. Estamos fazendo o dever de casa.... com um pouco mais de política educacional... apesar de insuficiente. Nos últimos anos a presença brasileira no cenário internacional tornou-se menos desequilibrada e passamos de país em desenvolvimento a “país emergente”.


Seria fácil afirmar que o maior embaixador do Brasil nesta última década é o Presidente da República, mas eu não direi isto. Direi que o maior embaixador do Brasil é o brasileiro que vive no exterior. E em especial os artistas brasileiros que residem no exterior, pois o artista tem o dom de expressar a cultura através do espetáculo estimulando o olhar do estrangeiro.


Quando conheci o projeto People From Brazil observei seu objetivo de trocar experiências e reforçar os projetos culturais internacionais que envolvem os brasileiros no exterior. Este Projeto só foi possível diante da rede mundial de computadores e suas formas de manifestações através das mídias sociais. People From Brazil é extremamente importante porque pretende mapear as iniciativas existentes, propondo e articulando ações que possibilitem o desenvolvimento de projetos culturais que integrem a comunidade artística residente no exterior, através de parcerias com a Sociedade Civil, os Ministérios da Cultura, do Exterior, da Indústria e Comércio e do Turismo. Isto é muito bom!


Estes embaixadores, apresentam o Brasil para o estrangeiro, dizendo para aquele jovem, criança , ancião ou pais de família que o Brasil começa a gostar do Brasil. Pois maior que o PIB, maior que a miséria é o brasileiro que transforma através da criatividade a própria vida. O som da vida.


Vivi cinco anos em Roma, pratiquei o auto-exílio quando o Fernando Collor de Mello venceu as eleições. Uma boa imagem daquele momento é filme “Terra Estrangeira” de Walter Salles de 1996. Uma péssima imagem do Brasil. Mudamos, sim começamos a mudar. Quando voltei ao Brasil em 1996 , conheci um outro Brasil, menos estúpido, mais interessado no Brasil. O atual governo não poderia, senão implantar uma política cultural que valorizasse seus melhores embaixadores brasileiros da atualidade. O artista brasileiro residente no exterior.


É necessário que o setor cultural de cada representação diplomática do Governo Brasileiro no exterior seja pró-ativo em formar parcerias com ações que integrem todo o trabalho cultural desenvolvido por brasileiros residentes fora do Brasil. Desta forma o governo brasileiro manifesta sua política cultural de que o nosso maior valor cultural é o povo brasileiro.


Acesse o site e o divulge! www.peoplefrombrazil.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário