Nesta página apresentamos os impressionantes números da Internet no Brasil, atualizados regularmente e separados por tópicos. Última atualização: 18/03/2011.
Número de usuários
Foto: Beth Kanter Segundo o F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas tupiniquins (a partir de 12 anos)[1]. Já para o Ibope/Nielsen, somos 73,9 milhões (a partir de 16 anos)[2]. O principal local de acesso é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet[3].
Internautas ativos
Segundo o instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010, o número de usuários ativos (que acessam a Internet regularmente) cresceu 13,2%, atingindo 41,7 milhões de pessoas. Somado às pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões[4]. 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente[5].
Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings,
o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais.[6].
Desigualdade Social
A desigualdade social, infelizmente, também tem vez no mundo digital: entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% tem acesso à Internet; entre os 10% mais ricos esse número é de 56,3%. Somente 13,3% dos negros usam a Internet, mais de duas vezes menos que os de raça branca (28,3%). Os índices de acesso à Internet das Regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) constrastam com os das Regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%)[7].
Tempo médio de navegação
Desde que esta métrica foi criada, o Brasil sempre obteve excelentes marcas, estando constantemente na liderança mundial. Em julho de 2009, o tempo foi de 48 horas e 26 minutos, considerando apenas a navegação em sites. O tempo sobe para 71h30m se considerar o uso de aplicativos on-line (MSN, Emule, Torrent, Skype etc)[8].
Comércio eletrônico
No primeiro semestre de 2008, as compras on-line somaram R$ 3,8 bilhões (45% mais do que igual período de 2007)[9]. O ano fechou em R$ 8,2 bilhões (crescimento de 30% na comparação com 2007). A previsão para o primeiro semestre de 2009 era de R$ 4,5 bilhões[10], mas, mesmo com crise, o faturamento foi de R$ 4,8 bilhões, 27% a mais em relação ao mesmo período de 2008. O valor médio das compras é de 323 reais[11]. A previsão é que o ano feche em R$ 10,6 bilhões.
Publicidade on-line
A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV[12]. 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços[13]. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online[14].
Venda de Computadores
São 60 milhões de computadores em uso, segundo a FGV, devendo chegar a 100 milhões em 2012[15]. 95% das empresas brasileiras possuem computador[16].
Banda larga
Foto: Declan JewellAtingimos 10,04 milhões de conexões em junho de 2008: um ano e meio antes do previsto, já que essa era a projeção para 2010[17]. Quanto ao volume de dados, o incremento foi de 56 vezes de 2002 até 2007. E a projeção é de um aumento de 8 vezes até 2012[18]; o número de conexões móveis cresceu de 233 mil para 1,31 milhão em um ano[19]; Sistemas gratuitos de banda larga sem fio (Wi-Fi) funcionam nas orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, nos Morros Santa Marta[20] e Cidade de Deus[21] e na Praça Roberto Silveira, em Duque de Caxias[22]. Estão nos planos: São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Rocinha, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e 58km da Avenida Brasil[23], todos no Rio de Janeiro.
No Mundo
O número de usuários de computador vai dobrar até 2012, chegando a 2 bilhões. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet[24], a cada minuto são disponibilizadas 35 horas de vídeo no YouTube[25] e cada segundo um novo blog é criado[26]. 70% das pessoas consideram a Internet indispensável[27]. Em 1982 havia 315 sites na Internet[28]. Hoje existem 174 milhões[29].
Resoluções de tela
Apresentamos nosso terceiro estudo informal sobre a resolução de tela utilizada pelo internauta brasileiro.
Importante para desenvolvedores nacionais, esta é uma média baseada nos relatórios de acessos de diferentes perfis de sites. A tabela está ordenada de acordo com a primeira coluna, que mostra a média nacional englobando esses diferentes perfis, enquanto a última coluna exibe uma comparação com a média internacional.
Resolução | Abril/2010 | Agosto/2009 | Agosto/2008 | Total internacional[30] |
---|---|---|---|---|
1024x768 | 45,48% | 47,88% | 65,1% | 25.93% |
1280x800 | 23,26% | 21,35% | 9,7% | 19.57% |
1280x1024 | 8,62% | 6,73% | 10,2% | 10.92% |
1440x900 | 7,32% | 5,80% | - | 8.38% |
800x600 | 4,10% | 7,73% | 15% | 3.98% |
1680x1050 | 3,53% | 4,44% | - | 5.48% |
1152x864 | 2,69% | 2,08% | - | 2.31% |
Navegadores
Outra importante referência: qual navegador os brasileiros andam usando? Veja a tabela abaixo, ligue o fod@-se pro IE6 e seja mais feliz!
Navegador | Abril/2010 | Agosto/2009 | Internacional[31] |
---|---|---|---|
Firefox | 33,18% | 28,42% | 32,23% |
IE7 | 23,05% | 30,59% | 14,03% |
IE8 | 21,62% | 14,09% | 24,67% |
Chrome | 11,10% | 4,20% | 6,46% |
IE6 | 8,35% | 21,38% | 9,19% |
Safari | 2,21% | 0,91% | 5,09% |
Opera | 0,49% | 0,41% | 1,42% |
Segundo dados da Net Applications, em março de 2011 o mercado estava assim dividido: Internet Explorer (56,77%), Firefox (21,74%), Chrome (10,93%)[32].
Fonte: http://www.tobeguarany.com
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