Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

sábado, 28 de março de 2009

Teoria da Redundância

A Teoria da Redundância faz parte das quatro mais conhecidas das teorias da VERDADE. Tem também a pragmática, a correspondencial e a coerencial. Estamos falando das décadas de 20 e 30 do séc passado. O que chamamos de portador da verdade é aquilo que pode ser verdadeiro ou falso. Candidatos a portadores da verdade são (1) pessoas ou coisas, (2) afirmações imperativas, (3) afirmações, (4) crenças. É uma teoria que trabalha a lógica do texto, a idéia exata da informação sem redundância, sem excesso ou com deficiência de informação, ou seja no ponto certo, na busca da verdade... . Sr. Ramsey, era filósofo e matemático e morreu com 27 anos em 1930. O universo da teoria da redundância é buscar as palavras certas para comunicar com maior eficiência. Lembre-se , sua curta vida foi no momento do desenvolvimento dos m.c.m . Fascismo, Nazismo, e a dita Democracia Americana. Mas vamos lá: Buscava-se : a) a distinção entre discurso e fato. Isto é: o fato que sempre se diz ser a verdade e o discurso de quem vê o fato ou o descreve. Estamos falando de comunicação . Então imagine vc repórter vendo um homem que foi assassinado, mas vc não é fonte primária, ou seja, vc não viu quem o(a) assassino(a). A comunicação do fato através do discurso, da leitura, da interpretação do repórter do fato, da matéria que ele vai escrever, assim como dos outros componentes da equipe que editam a matéria até ela ser divulgada, é o que se chamava de "discurso verdadeiro" a ser buscado. Ele queria buscar através da lógica, entre o fato e o discurso, a verdade. E ae ? A verdade existe? Buscamos a isenção? Ou você acredita ainda na imparcialidade? Que tal essa teoria nos ajudar a buscar a veracidade do discurso ao descrever o fato?
Agora um exercício de lógica pra entender a proposta teórica. Considere a diferença entre as sentenças:
A: Afirmo que Luciana é cantora.
B: Luciana é cantora.
A e B exprimem o mesmo discurso. Mas A explica quem e B está implícito o quem. Mas só na primeira sentença o discurso, o texto é verbalmente explicitada. Normalmente os discursos do tipo B se mantém implícito.
Tá! tudo bem. Normal, e aé ?
Outra:
C: Talvez Luciana seja cantora.
D: Luciana é cantora.
Em C o discurso escrito é apenas possibilidade de uma verdade, não há uma afirmação de uma verdade explícita. Em D há uma afirmação , uma verdade sobre Luciana.
É verdade, "Luciana é cantora", há uma afirmação, mesmo que implícito, escondida. A Teoria da redundância nos mostra é que o discurso escrito " Luciana é cantora", pode ser uma redundância do discurso "Afirmo que Luciana é cantora". A conclusão é: a Teoria da redundância evidencia que discurso direto é a verdade, MAS , ele pode ser substituído por uma nome de alguém e não do próprio jornalista. Afirmar algo sobre um fato é igual a atribuir-lhe publicamente a verdade. E dar referência sobre quem afirma é o mesmo que pensar que é verdadeira tb. Assim, a Teoria da Redundância passa o problema da verdade para a fonte, e não para o jornalista. Isso é bom, nos proteje, porque o imperativo é sempre perigoso, apesar de exitante, lembre-se ele viveu nessa época dos mcm como verdade imperativas.

Me. Ricardo Nespoli

Referência: COSTA, C.F. Teorias da verdade. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil Disponível em : criticanarede.com. Acesso em : 20 de março 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário