Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Kuikuro, perservando uma marca de concorrente forte

O DVD Kuikuro é o primeiro da série "Cineastas Indígenas", que traz para o grande público a recente produção de documentários, fruto das oficinas do Vídeo nas Aldeias.http://www.videonasaldeias.org.br/2009

Sob o prisma do olhar indígena, estes filmes revelam sua realidade com uma intimidade jamais vista. As oficinas de formação se propõem a dar as condições necessárias para que as populações indígenas se apropriem da linguagem audiovisual e relatem suas próprias histórias e dirijam seu olhar sobre a realidade e experiência que vivenciam.

Essa iniciativa, que completa 20 anos em 2007, dá suporte técnico e financeiro para a produção e difusão dos vídeos entre os povos indígenas e no circuito nacional e internacional. Este DVD é fruto de uma parceria do Vídeo nas Aldeias com a AIKAX - Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu - sob a liderança do cacique Afukaká, e do Documenta Kuikuro, coordenado por Carlos Fausto e Bruna Franchetto, antropólogos do Museu Nacional.

Assista o vídeo de apresentação da produção para a imprensa.

http://www.videonasaldeias.org.br/2009/

3 comentários: