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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Curadoria de Conteúdo – hein? #contentcuration

      

Melhorar conteúdo, aumentar audiência e ainda ganhar tempo. Sim, é possível (ou: como aumentar sua audiência com o conteúdo de terceiros)

A curadoria de conteúdo é algo que me interessa muito. Gosto do fato de observar o entorno, saber o que estão falando, decidir o que é melhor para o meu público. Em parte é o que faço hoje, no iMasters, como editora. Mas a proposta aqui vai além – já que boa parte do conteúdo eu recebo e faço uma “triagem”, diferente do que acontece na Curadoria, quando você (também) corre atrás do material.

Muitos blogs, sites e perfis no Twitter fazem esse papel de curadores – uns muito bem, outros, bem mal. E alguns, ainda, precisam aprender a se tornarem curadores de conteúdo para que sobrevivam.

Resolvi traduzir este artigo do Social Media Examiner por entender que o inglês, por mais que seja praticamente uma obrigatoriedade, além da necessidade, é ainda um bicho de sete cabeças para muitos… Então, eis o artigo traduzido – ou melhor, as partes que julguei mais interessantes, já que fiz, aqui, o meu papel de curadora de conteúdo.

Para ter mais audiência você precisa ter um bom conteúdo. Mas bom conteúdo leva tempo, para pesquisar, escrever e promover. Mas sem uma boa audiência você não tem como justificar o tempo gasto.

Ou seja, você está preso nesse círculo. A menos que você consiga, de alguma forma, quebrar esse círculo e ir direto ao ponto – ter conteúdo de qualidade sem gastar tempo demais.

É aí que a curadoria de conteúdo entra e te oferece uma saída.

O que é isso?

Curadoria de Conteúdo é o processo de revisar e filtrar artigos e posts de blogs que estão “por aí”.

NÃO É se apropriar de conteúdo de outras pessoas e publicar material de terceiros no seu site.

Quando você procura por links interessantes em sua time line no twitter, ou compartilha um texto bacana no seu Facebook, você está fazendo curadoria de conteúdo. Mas um programa de curadoria real vai muito além de usar das boas idéias que surgem no Twitter. É um trabalho sistemático de tornar permanente a sua agenda de publicações.

A Curadoria de Conteúdo ajuda a aliviar a carga de blogar, e até de tuitar, para outra pessoa. Uma vez que você tem acesso a um bom conteúdo de outro autor fica mais fácil e rápido para escrever uma opinião própria sobre o assunto. Assim você cria um novo texto, de conteúdo original, mas construído sob as ótimas idéias que interessam à sua audiência.

A forma mais básica de Curadoria de Conteúdo é o Retweet. Você não precisa “parir” cada um de seus twits. A partir do momento em que você retweeta de forma selecionada as postagens de outras pessoas, você está fazendo a curadoria da informação. A opinião é sua, mas as idéias surgiram da comunidade de pessoas que você segue.

A Curadoria de Conteúdo não vai te aliviar totalmente da necessidade de criar posts totalmente originais, de ter suas próprias ideias para postar no twitter ou no seu site. Mas pode ajudar a preencher aquele vazio que fazem o processo de produção de conteúdo mais lento, tornando a sua agenda de publicação mais regular.

Veja cinco maneiras que a Curadoria de Conteúdo pode ajudar a criar conteúdo melhor e mais interessante em menos tempo:

1. Curadoria permite que você facilmente sumarize e recapitule

Geralmente sintetizar a informação é o melhor que você pode fazer por sua audiência. Disponibilizar várias e diferentes opiniões sobre algo novo é uma forma bastante prática de rapidamente construir algo com base no que outros já fizeram

2. A curadoria promove boas ideias

Quando bem feita e usada, as ferramentas de curadoria permitem que você filtre rapidamente as melhores idéias e as promova, referenciando-as em sua própria escrita.

3. Curadoria de Conteúdo te deixa “sabido”

À medida que você treina suas habilidades como curador, filtrando e priorizando fontes e informações, você se torna mais “esperto” para formar verbalizar os seus próprios insights. Ou seja, você compartilha as suas idéias e pensamentos mais rapidamente.

4. Curadoria amplia sua visibilidade mais rapidamente

Construir informações rapidamente e antes dos outros permite que você esteja melhor posicionado em buscas e tenha respostas (comentários, feedbacks e posts-resposta) mais rapidamente

5. Curadoria permite que você “compartilhe o amor”

Quando você referencia o conteúdo de alguém e dá o crédito à fonte, direcionando o tráfego de volta ao material original, promove o excelente trabalho de outras pessoas – e essa é a melhor forma de fazer com que as pessoas que você respeita e admira passem a te admirar e se tornem seus “fãs”.

A curadoria de conteúdo é parte arte e parte ciência. É arte a partir do momento que você valoriza, transforma e dá novo (e melhor?) significado a um conteúdo já existente. E é ciência pois inclui conhecer e usar todas as ferramentas disponíveis de forma que realmente poupem seu tempo. Existem várias, basta procurar. Algumas são Cadmus, PostRank e Yahoo Pipes.

Há muitas formas para se inspirar e postar novidades para os seus leitores regularmente. Mas a Curadoria de Conteúdo abrange praticamente todas elas e torna a sua produção mais eficiente.

Organizar, configurar e aprender a usar as ferramentas para a Curadoria toma um pouco de tempo, mas os benefícios disso são muitos e duráveis. É muito mais fácil criar conteúdo quando as informações mais importantes estão bem visíveis e de forma automática.

A Curadoria de Conteúdo também permite que você torne o uso das redes sociais mais efetivo, sem ser inundado com referências totalmente desinteressantes (Justin Bieber e afins). Em resumo, as ferramentas para Curadoria de Conteúdo te ajudam a fazer conteúdo melhor em um tempo menor.

Como tudo, a Curadoria de Conteúdo também pode ser feito de uma maneira ruim. E aí os resultados não serão bons, a sensação de déja vu por ter visto o mesmo conteúdo em outros lugares será persistente e, ao invés de agregar novos leitores você poderá perder os que já tem.

Principalmente, acredito que não é uma questão de abandonar a produção original de conteúdo. Não preciso começar a falar do valor que isso tem, certo?



Publicado em rina pri

Etiquetas: content curation, curadoria, curadoria de conteúdo

Fonte: http://rinapri.wordpress.com/

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