Este não é um blog, mas um reblog. É um ambiente de aprendizagem. Mas o que é um ambiente de aprendizagem? - Carteiras? Quadro? Algumas janelas? Nós aprendemos através de nossas interações com professores, pais, colegas e o mundo em nossa volta, considerando que a interação é um dos mais importantes elementos da aprendizagem. Este reblog é dedicado a todos aqueles que colocando perguntas estimulam o estudo e as respostas.

terça-feira, 29 de março de 2011

Grandes números do Brasil

O dilema já não é mais entrar ou negar o mundo online. Agora, o desafio das empresas é saber aproveitar o universo de possibilidades digitais como um todo.
Comunicação instantânea e móvel estão na crista da onda.

Comunicação mobile, smartphones e tablets mais acessíveis, classes C e D, geolocalização, conteúdo multiplataforma, barateamento dos planos de internet móvel. Estes são fatores decisivos para a comunicação e para o marketing daqui pra frente.
Offline e online já são indissociáveis. Enquanto as pessoas batem papo num almoço, elas estão compartilhando fotos, enviando mensagens e interagindo com seus amigos e com as marcas. Simples seria se as pessoas não se tornassem a própria mídia, os próprios geradores de conteúdo, a própria propaganda, mas também os defensores dos próprios amigos e colegas cibernéticos – @oboreli que o diga!
Definitivamente, o velho marketing ficou para trás.
O dilema já não é mais entrar ou negar o mundo online. Agora, o desafio das empresas é saber aproveitar as novas tendências, a mobilidade, a comunicação instantânea, a proximidade cada vez maior com os consumidores, o universo de possibilidades digitais como um todo.
Pesquisas indicam que mais de 20 milhões de pessoas já têm acesso à web móvel, e em pouco tempo essa modalidade de acesso ultrapassará o acesso por desktops e notebooks.
O Brasil aparece como um dos protagonistas na cena online mundial. E as maiores responsáveis por esse fenômeno são as classes C e D, que passam a chamar cada vez mais a atenção das marcas que antes as ignoravam, com campanhas e produtos específicos, mas sem o velho ranço de segunda categoria.
Com a internet móvel não é diferente: as classes C e D é que estão na dianteira, desfrutando de conexão ao custo de poucos centavos por dia.

Brasil em cena, e os números que alertam para o mercado do futuro

  • O Orkut ainda é a mídia social mais acessada no País, com 85 bilhões de pageviews anuais;
  • 67% das pessoas gastam a maior parte do seu tempo online nas mídias sociais. Desse tempo, 25% utilizando o Windows Live Messenger;
  • Dos internautas brasileiros, 86% utilizam alguma mídia social;
  • Brasileiros no Twitter: 9,8 milhões. Destes, 95% têm menos de 500 seguidores;
  • O Brasil é o 4º que mais atualiza blogs. O número de brasileiros que atualizam seus blogs diariamente ultrapassa 2,6 milhões;
  • Somente 16% dos internautas brasileiros produzem conteúdo em mídias sociais;
  • As mulheres entre 18 e 24 anos são as que mais produzem conteúdo, mais criticam e mais comentam;
  • Outros 22% criticam ou reproduzem conteúdo, enquanto 36% observam, participam ou fazem contatos;
  • Dos internautas que acessam sites de empresas, 24% buscam notícias, enquanto 20% desejam aprender novos conteúdos;
  • Brasileiros assistem a cerca de 3 bilhões de vídeos online por mês;
  • Compras: 48% dos brasileiros consideram a opinião de outros ao comprar na web;
  • De agosto de 2009 a agosto de 2010, o Facebook cresceu 479% no Brasil, colocando o País na 17ª posição mundial em número de usuários;
  • São Paulo marca por volta de 55% dos check-ins feitos por meio do Foursquare no Brasil. É a quarta cidade que mais usa o Twitter no mundo;
  • O tempo médio dos brasileiros nas mídias sociais é de 5 horas por mês;
  • O Brasil é o quarto país que mais utiliza o aplicativo de fotografia Instagram, que tem entre seus criadores um brasileiro.
Encheu os olhos com os números? Atualize-se e esteja preparando para o que vem por aí. Ou melhor, para o que já está aí.
Fontes: eCMetrics, ComScore, Ibope, Webmétrica Sysomos, F/Radar, What The Trend, Twtend.it, Ad Planner Google, Buzz Volume, Revista Info, Twitter.
Este post foi publicado originalmente no http://imasters.com.br

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